domingo, 23 de outubro de 2011

A saga da descarga

Desde que eu me mudei, a descarga tinha um vazamento bem pequeno, mas constante. Sempre ficava descendo um fiozinho de água o tempo todo. O vaso é daqueles com a caixa acoplada.

Uma vez eu abri a caixa para ver o que era e vi que o cano do ladrão estava bem desgastado e com uma pequena fenda. Esvaziei a caixa, passei um pouco de silicone no furo e deixei secar antes de encher a caixa de novo.

Mas isso só resolveu por pouco tempo. Algum tempo depois, o problema piorou. Não era mais só um fiozinho, era um monte de água descendo. A caixa ficava fazendo barulho de "enchendo" o tempo todo. Fui olhar de novo o cano do ladrão e não tinha uma pequena fenda, tinha um belo de um rasgo. E o cano do ladrão estava tão velho (ou era tão vagabundo) que parecia fino como papel.

Resolvi então comprar um kit novo e trocar eu mesma. Quando eu tirei a caixa de cima do vaso vi que tinha uma pasta cinza grudenta que parecia estar vedando o espaço entre a caixa e a bacia. Não fazia idéia do que era aquilo, mas dei uma ajeitada antes de colocar de volta e aparentemente não ficou muito ruim. De vez em quando eu reparava que vazava muito pouca água e era só.

O tubo de entrada de água que ia para a descarga também não estava lá essas coisas e ficava vazando um pouco de água dele. Então eu imaginei que quando tinha alguma coisa um pouco molhada era desse tubo, que era mega acochambrado. É de metal e parecia que a ponta perto da caixa tinha quebrado e tentaram dar um jeito com fita veda rosca. E nesse lugar que tentaram dar um jeito também sempre vazou água. Deixei assim então.

Então eu fiquei um mês fora de casa. E como eu sei que sempre fica vazando um pouco de água no banheiro, eu fechei o registro de água (eu sei que não é registro, mas todo mundo chama de registro, então ficamos com essa palavra :P). E quando eu abri o registro e dei descarga pela primeira vez depois que eu voltei, mais um problema: agora ficava saindo água entre a caixa e a bacia quando dava descarga. Imaginei que fosse a falta da tal pasta cinza que eu não sabia o que era e fui em uma loja de materiais de construção e essas coisas de casa pra ver se eu achava a tal pasta.

Chegando lá descrevi o problema para um funcionário e ele falou de silicone e massa adesiva. Eu já usei silicone e sei que endurece. Li a descrição da massa adesiva e também parecia endurecer, parecia aquela que se usa pra fixar vidros em janelas. Depois que ele me deu o pote e foi embora, eu continuei procurando, porque eu tinha certeza que não era aquilo que eu precisava. Aí alguma hora ele voltou e eu falei que achava que não era aquilo, que era uma massa mole e pegajosa, mas ele continuou insistindo no silicone. Apareceu um outro funcionário que falou pra eu colocar silicone também. Fui convencida, apesar de discordar totalmente, e levei o tal silicone.

Mas aí no dia seguinte quando eu fui botar a mão na massa eu vi que não tinha veda rosca. Fui no Carrefour bairro perto de casa mas não tinha. Fui no Extra perto também e aproveitei pra comprar outras coisas e para ver se eu achava alguma coisa parecida com a tal pasta que eu já tinha visto no vaso. Achei lá uma "massa para calafetar", vi a descrição que dizia que ela continuava elástica e tal e que era para vedar e resolvi levar. E acertei: era exatamente essa massa que estava no vaso antes.

E na hora de colocar tudo no lugar? Nada feito! O tubo de entrada não parava de vazar água e uma hora eu fui mexer nele para ajeitar a gambiarra e vi que ele quebrou, bem perto da parede. E com esse tubo quebrado, nada de descarga nem nada de chuveiro porque o registro tinha que ficar fechado ou o banheiro ficava inundado. A sorte é que eu tinha uma tampinha sobrando: coloquei a tampinha e agora eu posso tomar banho. E como é domingo à noite, as lojas devem estar fechadas e eu também estou com preguiça de sair, isso vai ficar para amanhã. E enquanto isso a descarga vai ser ou a balde ou enchendo a caixa com a duchinha :P

E agora eu tenho duas bisnagas de silicone fechadinhas e que provavelmente eu nem vou usar tão cedo. E da caixinha de massa para calafetar, eu só usei praticamente 1/3. Se alguém tiver problemas de vazamento, material pelo menos eu tenho! :P

2 comentários:

  1. Boa noite, vi sua reclamação com a taxa de visita improdutiva, e passo esse link que achei

    http://www.mp.sp.gov.br/portal/page/portal/cao_consumidor/acp/acp_mp/acpmp_servicos_essenciais/acpmp_se_telefonia_fixa/00-391.htm

    Informa nesse link que a cobrança é inlegal

    Se voce achar algo nesse sentido, me mande também

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu acho que você se confundiu, eu nunca falei nada sobre isso, não que eu me lembre.

    ResponderExcluir